info@academiamilitar.gv.ao | Facebook Youtube

Notícia: Mulheres na AMEx, rumo a inclusão financeira, desafios e oportunidades


Em alusão as comemorações do dia da mulher africana, celebrado à 31 de Julho, sob lema, “Inclusão financeira da mulher, desafios e oportunidades”, a Academia Militar do Exército(AMEx), marcou a data com a realização de uma actividade em homenagem as mulheres.

Em representação de Sua Excelência Tenente General, José Alberto Veiga, Comandante da AMEx, presidiu o acto realizado no pretérito dia 30 de Julho (sexta-feira), o Senhor Coronel, Moisés dos Santos Piruca, Comandante Adjunto, ladeado pelo Senhor Tenente Coronel, Páris e pela Major, Catarina Malheiro. O mesmo, teve lugar no Batalhão de Comando do Corpo de Cadetes desta Instituição de Ensino Superior Militar, contou também com as presenças de Oficiais a distintos níveis, Sargentos, Praças, Cadetes e Trabalhadores civis.

A cerimónia que visou homenagear as mulheres africanas de uma forma geral e em particular as mulheres da AMEx, começou com a leitura da mensagem do Núcleo da Mulher da AMEx, retratando a criação do movimento pan-africanista, feita pela Senhora Cadete, Maria Rosa, do 3º ano, da especialidade de Educação Patriótica, que precedeu a intervenção do Presidente da mesma. Na sua curta abordagem, o Senhor Coronel Piruca, enfatizou o facto das mulheres africanas de forma organizadas e ordeiras, assumirem-se como valorosas combatentes na “luta contra todo tipo de descriminação, sofrida no local de trabalho e na sociedade” desde os primórdios da década de 60. O Comandante Adjunto da AMEx, lembrou aos presentes que a Organização Pan-africana das mulheres, apresentou-se como pioneira, na luta para a descolonização e libertação de África, pelo facto das mesmas já estarem organizadas a quando da criação Organização de Unidade Africana (OUA). Ao referir-se a mulher moderna, realçou as suas virtudes, a capacidade de superação para exercer em pé de igualdade as profissões consideradas de risco e sua inserção em diferentes esferas, política, social, Militar e outros, para além de reconhecer a importância da presença da mulher no Executivo angolano, nas Forças Armadas, no Exército e na AMEx. Terminou aconselhando as mulheres da Academia Militar, “não ponham limites nas vossas capacidades”.

O Momento mais alto ficou marcado com a brilhante apresentação da palestra sobre gestão de finanças familiar,  que teve como prelectora a Senhora Capitão, Delfina N´gueve Franco Martins, Presidente do Núcleo da Mulher Militar da AMEx, formada em Economia, tendo partilhado técnicas de como racionalizar os recursos escassos fazendo face as necessidades ilimitadas, principalmente em tempos de crise e austeridade como os de hoje. No final da apresentação houve momentos de interacção com a plateia, que colocou questões pertinentes e sugestões que enriqueceram o tema.

A Actividade teve também momentos de recreação cultural abrilhantada com músicas, danças e poesia por parte dos Cadetes desta instituição de ensino. Caso para dizer bem-haja a mulher africana, bem-haja a mulher angolana e bem-haja a mulher na Academia Militar do Exército.


Publicada aos: 10-08-2021 | Actualizada aos: 10-08-2021