info@academiamilitar.gv.ao | Facebook Youtube

Notícia: Empossamento da Sociedade Científica Militar dos Cadetes da AMEx

Com a finalidade de promover, fomentar, coordenar e impulsionar a produção e o desenvolvimento da actividade académica de investigação científica, tecnológica e interacção social, ocorreu na Academia Militar do Exército, no passado dia 13 de Março (2021), a cerimónia de empossamento da Sociedade Científica Militar dos Cadetes da AMEx.

Realizada em parada, a mesma foi dirigida pelo Comandante desta instituição de Ensino Superior Militar, Sua Excelência, Tenente General, José Alberto Veiga, ladeado pelo Senhor Coronel, Jacobs Chandley Viongo, Director de Ensino e Pelo Tenente Coronel, Nunes da Silva, Consultor do Comandante. Estiveram também presentes, Chefes de Departamentos, Repartições, Secções, Cátedras, Professores, e Assessores Portugueses afectos a esta instituição.
A Sociedade Científica Militar dos Cadetes (SCMC) é urna organização de âmbito da Academia Militar do Exército, que promove a participação dos Cadetes no trabalho científico-investigativo e a realização de eventos onde são expostos os resultados obtidos. É constituída por trinta e oito (38) Cadetes do Iº ao 4º ano, sendo: um Presidente, um Vice-presidente, um Secretário e trinta e cinco membros do círculo das especialidades a nível das Cátedras reitoras.

Depois de empossados, foi feita a leitura do compromisso de honra, por parte dos membros eleitos. Seguiu-se a intervenção do dirigente do acto que começou por agradecer a presença de todos e realçou a importância das universidades no crescimento e desenvolvimento das sociedades, tendo dado particular ênfase aos três pilares que sustentam as instituições do ensino superior, o Aprendizado, a Investigação Científica e a Extensão Universitária.

O Comandante da AMEx, mostrou particular preocupação em incentivar a investigação científica na instituição que dirige, para que a mesma desempenhe o seu papel, na sociedade castrense e na comunidade em que está inserida. Terminou sua intervenção parebenizando os Cadetes empossados pela voluntariedade e disponibilidade, desejou-lhes sucessos e exortou: “Espero que evoluam, pratiquem e promovam as vossas acções científicas aproveitando as novas tecnologias, o meio e a vossa ousadia, queremos partilhar com as demais instituições do ensino superior, às actividades científicas, realizadas na AMEx, de forma individual ou em coletânea”.

Salientamos que a Sociedade Científica Militar dos Cadetes (SCMC) é o núcleo ou órgão independente, responsável por incentivar e influenciar os Cadetes a realizar trabalhos científicos, expostos em jornadas científicas e promover o intercâmbio com outras universidades do ramo ou do fórum civil.

Bem-haja AMEx
Bem-haja a Sociedade Científica Militar dos Cadetes (SCMC)


Publicada aos: 17-03-2021 | Actualizada aos: 17-03-2021