info@academiamilitar.gv.ao | Facebook Youtube

Notícia: Dia Internacional da Mulher Comemorado na AMEx

Decorreu na passada segunda feira, 08 de Março, na Academia Militar do Exército, a comemoração do dia internacional da Mulher, celebrado (em 2021), sob lema; “Mulheres na liderança, rumo ao empoderamento económico em tempos de Covid”.

A actividade recreativa e cultural, dirigida superiormente por  Sua Excelência, Tenente General, José Alberto Veiga, Comandante da AMEx, ladeado por Sua Excelência, Brigadeiro, Jacinto Dumbo Graciano, 2º Comandante estiveram também presente Oficiais de armas e serviços, a distintos níveis, Sargentos, Praças  Cadetes, Trabalhadores Civis e Convidados. A mesma visou homenagear, todas as mulheres de forma geral e em particular as mulheres da instituição que dirige.

Durante a sua breve intervenção, o dirigente do acto, começou por aflorar sobre o percurso histórico universal das mulheres, na luta pela a emancipação e a igualdade no gênero dando particular ênfase as manifestações feministas ocorridas na primeira década do século XX em Nova York nos Estados Unidos da América, que serviram de mote para esta efeméride internacional.

Contextualizando a realidade angolana, o Comandante da Academia do Exército, reconheceu o papel fundamental da mulher desempenhado na luta da resistência contra a ocupação colonial, conciliado com os deveres de mãe, esposa e dona de casa. Continuando, o Tenente General, afirmou que o objectivo principal da celebração, internacional desta data, é rever pré-conceitos e limitações impostas a mulher na luta pela a igualdade direitos e oportunidades.

Terminou sua intervenção louvando o grande contributo das mulheres na nossa sociedade que têm desempenhado com zelo e dedicação as suas tarefas em diferentes esferas da sociedade nomeadamente: “operações Militares de alto-risco, Magistratura suprema direcções de Partidos políticos entre outras esferas laborais e produtivas da nação”. A actividade teve como o momento mais alto a entrega de brindes acompanhado de rosas, as senhoras presentes no acto e foi abrilhantada com momentos culturais e recreativos, protagonizado pelas Cadetes que representaram as suas culturas de origem com danças e desfiles de trajes africanos.

Salientamos que para o mês da mulher (março) o Núcleo Feminino da AMEx, tem agendado várias actividades onde destacam-se, limpeza e plantação de árvores, visita ao Centro de Congregação Renascer e doação de meios de higiene a duas escolas da província de Benguela, sendo que essas acções enquadram-se no âmbito da extensão universitária desta instituição de ensino.


Publicada aos: 11-03-2021 | Actualizada aos: 11-03-2021