info@academiamilitar.gv.ao | Facebook Youtube

Notícia: Abertura do Curso de Agregação Pedagógica da AMEx

Com a finalidade de melhorar o processo de ensino e aprendizado, a Academia Militar do Exército, promove o 2º Curso de Agregação Pedagógica para docentes universitários.

O acto de abertura, foi presidido por Sua Excelência, Tenente General, José Alberto Veiga, Comandante da AMEx, ladeado pelos  Exmo. Dr. Ezequiel Afonso vice para o centro de Investigação Científica em representação do vice Decano, Exmo. Drª. Sandra Chimuco e o Exmo. Coronel Jacobs Chandley Viongo Director de Ensino respectivamente estiveram também presentes Oficiais a distintos níveis, Professores e os candidatos.

O Curso de Agregação Pedagógica tem como objetivo, capacitar com ferramentas metodológicas e conferir competências didático-pedagógicas dos docentes desta Instituição do Ensino Superior Público Militar. Para o mesmo, estão inscritos 54 formandos, sendo 32 (trinta e dois) Militares e 22 (vinte dois) civis dos quais 3 (três), são candidatos externos e será ministrado por docentes do ISCED de Benguela, contemplando os módulos seguintes:

Didáctica no Ensino, Metodologia de investigação científica, Organização do sistema de ensino em Angola, Projecto no contexto educativo, Currículo e desenvolvimento curricular, Comunicação educativa e Avaliação das aprendizagem.

Na sua intervenção, o Comandante da AMEx, realçou a importância de o professor compreender as dimensões das relações sociais, assim como as praticas traduzidas em conhecimento pedagógico. No seu entender o dirigente desta Academia, a tarefa do professor vai para além de ensinar ou transmitir conhecimento, mas sim ser educador, o que extende-se a um compromisso moral e comprometimento com os alunos.

Continuando, Sua Excelência, Tenente General, referiu-se à necessidade de olhar para o aumento das valências pedagogas do professor mudando o paradigma e deixar de acreditar que “quem sabe fazer, sabe automaticamente ensinar”.

Terminou sua intervenção, agradecendo a Universidade Katiavala Bwila, em particular o ISCED, pela prontidão na cedência do seu capital humano, para a materialização, do Curso de Agregação Pedagógica da AMEx. Declarando a abertura do curso que terá duração de 30 dias lectivos.


Publicada aos: 05-04-2021 | Actualizada aos: 05-04-2021