info@academiamilitar.gv.ao | Facebook Youtube

Notícia: AMEx,12º aniversário rumo ao desenvolvimento do Exército

Sob lema “AMEx 12º ANIVERSÁRIO RUMO AO DESENVOLVIMENTO DO EXÉRCITO” comemorou-se no passado dia 09 de setembro de 2021, o décimo segundo aniversário da  existência da Academia Militar do Exército como Instituição de Ensino Superior Público Militar.


Criada ao abrigo do decreto presidencial nº 41 de 2009 que nomeia o seu comando, a AMEx, tem como principal missão enriquecer o Quadro Permanente do Exército angolano com Oficiais licenciados em ciências militares, dotados de “disciplina, organização e rigor”, capazes de dar respostas as diferentes áreas de armas e serviços do exército com a finalidade de engrandecer as Forças Armadas Angolanas.


As celebrações do décimo segundo aniversário desta Academia, foram presididas por sua Excelência, Brigadeiro Jacinto Dumbo Graciano, 2º CMDT em representação do Comandante da Academia Militar, Tenente General, José Alberto Veiga. Ladeado pelo Senhor Coronel, Moisés dos Santos Piruca, Comandante Adjunto para Educação Patriótica, estiveram também presentes Oficiais a distintos níveis, Sargentos, Praças e Trabalhadores civis.


O certame ficou marcado com colóquio sob tema: AMEx e os novos desafios, moderado pelo Senhor Coronel António Manuel Ernesto Chefe da Repartição de  Educação Patriótica, e contou com três preletores Oficiais, jovens professores desta  Academia que abordaram com clareza, precisão e cientificidade onde a contextualização histórica, os desafios atuais e do futuro da Academia foram a tonica do dia. A actividades desportivas, recreativas, culturais e inauguração da pequena sub-unidade de investigação científica a  Cátedra  de Educação Patriótica (E.P), para além das actividades acadêmicas, marcam a viragem das festividades alusiva a data.


No final, o presidente do acto teceu algumas considerações sobre o tema em questão, agradecendo a prontidão dos preletores e da organização.


Importa referir que até a data presente, a Academia Militar do Exército, realizou vários cursos de Oficiais para o Quadro Permanente do Exército, com destaque a formação de 510 (quinhentos e dez) oficiais, licenciados em Ciências Militares sendo que  cinco da República de Cabo Verde.

 

Atualmente, apesar da conjuntura mundial, encontram-se em formação o quinto curso de licenciatura  em ciências militares distribuídos nas diferentes especialidades de armas e serviços; Consolidando assim o slogan: a AMEx, VANGUARDA NA FORMAÇÃO DE OFICIAIS PARA O QP DO EXÉRCITO.


Parabéns AMEx, pelo 12º aniversário, que venha muitos anos ao serviço da amada pátria.



Publicada aos: 22-09-2021 | Actualizada aos: 22-09-2021