Notícia: Primeira Jornada Científica dos Cadetes da Academia Militar do Exército


O Ensino Superior é sustentado por três pilares fundamentais que são: a Docência, a Componente investigativa e a Extensão universitária. Atendendo ao facto de a componente investigativa ser transversal, a Academia Militar do Exército realizou na passada Sexta-feira 21 de Junho do ano corrente, a primeira Jornada científica dos cadetes sob o lema; “A Investigação Científica e o Seu Impacto na Arte Militar”.

Este acontecimento singular, contou com a presença de Oficiais a distintos níveis, Sargentos, Praças e Trabalhadores civis. O acto de abertura foi presidido pelo Comandante desta Instituição de Ensino Superior Militar, Sua Excelência Tenente General, António José de Sousa Queirós. Na sua intervenção, o Comandante da AMEx mostrou-se satisfeito com a realização da primeira Jornada Científica dos Cadetes, incentivando-os a cultivar hábitos de pesquisa, leitura e do autodidatismo, usando a seguinte expressão: “ O livro é um mestre mudo, do qual podemos retirar muito conhecimento”.

Sua Excelência, reconheceu existir muitos valores entre a comunidade estudantil da instituição que dirige, apelando a exponenciação dos mesmos para que venham a superfície, com o intuito de haver uma maior direcção da trajectória Militar dos Cadetes.

No final da sua intervenção, o Comandante da AMEx, exortou total empenho aos cadetes, e um acompanhamento integral da parte dos professores, com a finalidade de retirar notas de modo a corrigir os possíveis desvios. 

Nesta primeira edição foram apresentados cinquenta e seis (56) trabalhos científicos, com temas pertinentes, onde os expositores demonstraram domínio dos conteúdos, organização na apresentação e capacidade de resposta às questões colocadas pelo auditório.  

A Actividade correu num ambiente de harmonia, cordialidade e espírito de corpo.


Publicada aos: 27 De 06 De 2019 | Actualizada aos: 27 De 06 De 2019