Notícia: Elevação ao Grau de Brigadeiro do Segundo Comandante da AMEx


Foi no dia 16 de Maio do corrente ano, que em Decreto Presidencial,  Sua Excelência Presidente da República, João Lourenço, conferiu ao então Coronel, António Joaquim Neto João, o grau de  Brigadeiro e consequentemente nomeado, Segundo Comandante da AMEx. 

A tomada de posse foi realizada no Quartel General do Exército, no passado dia 22, do mesmo mês, numa cerimônia presidida por Sua Excelência Ministro da Defesa Nacional, General Salviano de Jesus Sequiera.  

Brigadeiro de infantaria, António Joaquim Neto João, é casado, filho de Joaquim António João e Maria João Mateus, natural de Lucala, Província do Cuanza-Norte.

Histórico acádemico  
Licenciado em Ciências da Educação Opção Matemática, pelo Instituto Superior de Ciências de Educação, Lubango; Pós Graduação em Administração Escolar pela Universidade Pública de Évora – Lisboa, através da Universidade Metodista de Angola (UMA); Pós Graduação Universitária Lato Sensu em Coordenação Pedagógica e Especialista em Revisão de Curriculum pelo Centro de Estudos de Pessoal Forte Duque de Caxias do Exército brasileiro, CEP-Rio de Janeiro; Mestre em Ciências Militares e Especialista de Pós-Graduação do 3º Grau de Comando e Estado Maior Operativo Estratégico Inter - Armas, pela Academia Militar das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba “General Máximo Gomes”;. É docente das cadeiras de Análise Matemática, Álgebra Linear, Estatística e Práticas Docentes. 

Doutorando em Ciências Pedagógicas, pela Univesidade Henrique José Varona, Havana – Cuba.

Histórico profissional  Chefe do Distrito de Recrutamento e Mobilização Provincial de Luanda; 
Chefe da Repartição de Planeamento da Formação da Direcção Principal de Pessoal e Quadros de Estado Maior General – FAA; 
Director de Ensino da Academia Militar do Exército; 
Segundo Comandante da Academia Militar do Exército.  

Momento marcante da carreira militar  Teve como momento marcante da vida, o dia em que foi promovido ao grau de Coronel! 
Na sua primeira aparição investido de Brigadeiro, na formatura da passada segunda feira 27 de Maio, na AMEx, salientou; 
”Sinto-me feliz com a promoção e gostaria transmitir essa felicidade a todos. De facto, esta promoção não é apenas minha, mas de todos nós. Na  Academia tem sido promovido Cabos, Sargentos, Oficiais Subalternos, Oficiais Capitães, e Oficiais Superiores. Sendo  a primeira vez que é promovido um Oficial Superior para a classe de Oficial General, e por essa razão, estamos todos de parabéns.”

Continuando, Sua Excelência Brigadeiro fez menção ao espírito de equipa que nortea o efectivo da AMEx, na busca dos objectivos pré definidos, comparando com uma equipa de futebol dizendo:  
“...quando um clube ganha um campeonato, ou conquista uma taça, o capitão ergue a taça, mas  a felicidade é de todos. Eu sou o capitão da equipa e peguei a taça, mais o esforço é de toda equipa.”

Citação favorita; 
“...não compreendo a dificuldade que nós angolanos apresentamos no cumprimento das coisas conforme são planificadas...” Brgadeiro, Neto João


Publicada aos: 30 De 05 De 2019 | Actualizada aos: 30 De 05 De 2019