Notícia: Cerimónia de Entrada dos Candidatos Admitidos, na Academia Militar do Exército (AMEx)


Na passada sexta-feira (01/02/19) decorreu na AMEx, a entrada de novos candidatos a cadetes, para frequentar o 1º ano do Curso de Licenciatura em Ciências e Tecnologias Militar. A magna cerimónia que iniciou com a tradicional entrada do candidato mais novo, em companhia dos Duzentos e Cinquenta e nove candidatos admitidos mediante concurso público efectuado durante o pretérito mês de janeiro.

A cerimónia foi presidida por Sua Excelência General Jaques Raúl Segundo Comandante do Exército em representação do Comandante do Exército ladeado pelos Generais; Inspector Geral do Exército, Comandante da Academia Militar do Exército, chefe da Direcção de Ensino. Estiveram também presentes, distintos Chefes de Direcções de Armas e Serviços do Exército, Oficiais, Sargentos, Praças, Trabalhadores civis e familiares.

Na sua intervenção Sua Excelência Segundo Comandante do Exército apresentou boas vindas aos Candidatos admitidos e seus familiares, agradecendo a pronta disponibilidade e forma voluntária como se candidataram para a defesa deste país tendo salientado o seguinte:

“Nós estamos perante os jovens que são o viveiro deste grande país histórico, eu acredito que vocês têm a consciência voluntária para a defesa deste País, para a continuação da estabilidade, da segurança, da proteção deste estado, deste povo deste grande país. Que com a vida dos seus melhores filhos, sob garantir a sua independência, a liberdade, a democracia e o direito do cidadão, sendo que vocês estão a comprometer-se a serem os continuadores deste processo, tarefa essa que não e nunca foi fácil, porque não existe nada igual ao interesse do homem em defender a sua própria pátria, do seu povo e das instituições democráticas”.

Durante a intervenção o Segundo Comandante do Exército apelou a integridade a todos presentes com principal enfâse aos novos candidatos.

“Aqui onde vocês vieram conscientemente, tem regras e leis que não se compadecem com mimos e paixões, as regras são fortes para o Milita., Em breve vocês estarão no primeiro andar da sociedade castrense, o que nos diferencia de outros, pelo que esperamos de vós, dedicação empenho e coragem, porque  ser Militar não é ser defensor de famílias, de grupos, de zonas, cores, religião, regiões ou politicas. O Militar tem na sua frente uma nação, um estado, um povo, as suas instituições e uma constituição por defender”.

Dirigindo-se aos pais disse: 

“Os vossos filhos estão entregues em boas mãos, nas mãos daqueles que saberão cuidar e continuar a aquela educação que trouxeram das famílias e das escolas que frequentaram, porque sentimos nessa nossa escola, temos homens capazes e capacitados para dar continuidade a primeira e a segunda educação que os vossos filhos, sobrinhos e netos trouxeram” 

Ao terminar a sua intervenção agradeceu e orientou o Comandante da Academia Militar do Exército Tenente General António José de Sousa Queirós, que trate bem os Admitidos da mesma forma que tem tratados os cadetes que estão nesta Instituição de Ensino e os que por aqui passaram.


Publicada aos: 05 De 02 De 2019 | Actualizada aos: 05 De 02 De 2019