Notícia: AMEx Dez (10) Anos na Vanguarda de Oficiais Para o Exército Angolano


O efectivo da AMEx, comemorou o décimo aniversário, com diversas actividades que marcaram de forma memorável, a vida desta unidade que serve de vanguarda para a formação de Oficiais, para o Exército Angolano.

Fundada no dia 09 de Setembro, ao abrigo do decreto 41 de Setembro de 2009 que nomeia o seu Comando, a Academia Militar do Exército, tem como principal missão, formar Oficiais do Quadro Permanente, para as áreas de Armas e Serviços do Exército Angolano. A cerimónia que a assinalou a décima risonha Primavera foi presidida por Sua Excelência, Tenente General, António José de Sousa Queirós, Comandante desta Instituição do Ensino Superior Público Militar, Ladeado por Suas Excelências; Tenente General Comandante da Região Militar Centro, Tenente General, Chefe da Direcção de Pessoal, da D.P.P.Q, do Estado Maior General das F.A.A, e Brigadeiro, 2º Comandante da AMEx, estiveram também presente Oficiais a distintos níveis, Sargentos, Praças, Cadetes, Trabalhadores civis, entidades Eclesiásticas, Tradicionais e membros da sociedade civil. 

Durante a sua intervenção, o Dirigente do acto realçou o percurso da instituição que dirige, o papel da mesma para o Exército, o seu contributo para a sociedade, desde a sua fundação, a Academia Militar, realizou vários curso de Oficiais para o Q.P e outras formações, com principal destaque para o I e II Curso de Licenciatura em Ciências e Tecnologias Militares, num total de 252 oficiais, formados e entregues ao Exército, sendo que actualmente encontram-se em formação do primeiro ao quinto ano 981 cadetes distribuídos nas diferentes especialidades de Armas e Serviços, dos quais cinco são da República de Cabo-verde, no âmbito da cooperação técnico Militar entre Angola e aquele país irmão.

Enquadrada na segunda Região académica, a Academia Militar, tem desenvolvido actividades académica, científica e sociais tais como: Mesas redondas, colóquios, simpósios, jornadas científicas, doações de Sangue e bens alimentares, campanhas de vacinação e de limpeza da cidade do Lobito. Com olhos no futuro, Sua Excelência, Tenente General, afirmou a pretensão de transformar à AMEx num centro de produção e difusão de conhecimento no campo das Ciências e Tecnologia Militar, com objectivo de potenciar a investigação científica e formação contínua do corpo docente.  

No final da sua intervenção, O Comandante, agradeceu a prestimosa colaboração dos parceiros da Academia Militar, em geral e de forma particular o Governo da Província de Benguela, a Administração Municipal do Lobito e Bocoio, a Universidade Katyavala Buila, os Órgãos de Defesa e Segurança, Ordem Pública, comunicação social e outros. 

Importa salientar que o décimo aniversário da AMEx, foi marcado por diversas actividades desportivas, académicas, culturais e recreativas, com principal ênfase para às olimpíadas do saber, entre os cadetes da mesma. Houve também, outorga de menção honrosa aos funcionários destacados.  

Caso para dizer bem-haja, o 10º aniversário da Academia Militar do Exército, FIRME NA FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO QUADRO PERMANENTE PARA O EXÉRCITO.


Publicada aos: 10 De 09 De 2019 | Actualizada aos: 12 De 09 De 2019